quinta-feira, 8 de abril de 2010

No exercício da paciência

Paciência, segundo o dicionário Priberam: sossego com que se espera uma coisa desejada.

Estamos no exercício da paciência. Ainda estamos no início do processo federal, fazem 21 dias que enviamos os formulários. Até o momento, o valor ainda não foi debitado no cartão de crédito e nenhuma notícia também, nem por email, nem por carta. Outras pessoas que mandaram recentemente, alguns um pouco antes de nós, ainda não receberam nenhum feedback também. Para aqueles que ainda não entraram no processo, preparem-se, pois terão que exercitar a paciência. Se vocês já estão se preparando, preparem-se ainda mais porque a espera exigirá mais do que vocês imaginam. E nesta fase inicial, a espera vem acompanhada com uma certa dose de suspense, pois não sabemos se seremos selecionados ou rejeitados. Aguardamos em Deus.

Estamos no exercício do domínio próprio. Neste contexto, o domínio próprio é o que você faz enquanto espera. Uma coisa é certa, pensar a respeito do processo é inevitável. Graças a Deus, isso não tem tirado nossas forças e nem motivação para trabalhar, mas esta é só uma face da moeda. A outra face é que este é um projeto de vida e, por isso, nós congelamos todos os projetos para investirmos neste mega projeto de imigração.

E refletindo a respeito de paciência, andei pensando sobre o que as Escrituras têm a nos dizer sobre paciência e me lembrei de Davi. É ele quem diz em Salmos 40.1, "esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor", ou como diz literalmente no hebraico, "esperando eu esperei", o que denota continuidade, constância e paciência. E isto nos leva a andar em confiança e descanso em Deus, esperamos em quem confiamos. E não é uma espera sem fim, pois o mesmo texto diz, "e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor".

A bem da verdade, um processo de imigração está fora do nosso controle e do controle de qualquer um de nós que está neste processo. Aonde esperar verdadeiramente? Na resposta do consulado? Esta pode nunca vir. Quem garante que virá? Vejo exemplos de pessoas que enviaram seus formulários em meados de 2009 e até agora nenhum sinal e isso indica que não há certeza alguma. O futuro é incerto para nós, mas não para Deus. Ele enxerga o futuro e é nele que Davi esperou e é nele que vamos esperar. Se vos parece mal aos vossos olhos esperar no Senhor, escolhei hoje em quem esperar, porém eu e a minha casa esperaremos no Senhor. Resposta positiva virá? Não sabemos. As Escrituras nos dizem que o homen faz planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Mas para aqueles que estão em Cristo ... Deus, que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? É com esta promessa debaixo dos braços que prosseguimos ....

2 comentários:

  1. Olá, queridos, reconfortante esse comentário. Um adendo: nosso "timeline" é o do relógio, dos dias meses, horas, contáveis e limitados. Mas o do nosso Deus é a "e-ter-ni-da-de". E é nessa perspectiva que os "nossos projetos de vida" são considerados. Melhor mesmo, como bem disseram, é descansar e confiar nesse Deus soberano e eterno.

    Abs e juntos nessa,
    Tissy e Jean
    http://searacanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Como costumamos dizer, nesse tempo do processo aprendemos a conjugar o verbo esperar em 3 línguas...rsssss....
    Mas, graças a Deus, no final a gente sobrevive e muito felizes!

    Um abraço!
    BIANCA e JOSAFÁ

    ResponderExcluir